Falando de comunicação...

Alegria, entusiasmo, troca de saberes e vontade de fortalecer a ação da Pascom (Pastoral da comunicação) marcaram o 3º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, da CNBB, realizado de 23 a 25 deste mês, na cidade de Caruaru (PE). Participaram 320 pessoas, de 18 Arquidioceses e Dioceses do Nordeste 2, formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além de representantes da Pastoral da Comunicação de três dioceses da Bahia: Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. Entre os assessores, estiveram a Irmã Elide Fogolari, da Comissão de Educação, Cultura e Comunicação, da CNBB; Pe. Geraldo Martins, assessor de imprensa, da CNBB, e o Pe. Marcelino Sivinski, coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e Caribenho de Comunicação.

Dos variados assuntos abordados nesse excelente encontro, gostaria de chamar a atenção para um (que foi abordado pelo assessor de imprensa da CNBB):  a "incomunicabilidade", percebida hoje como "mal do século".
Vivemos numa constante descoberta de novas tecnologias, é tudo tão rápido que não conseguimos acompanhar. E, eis que surge uma pergunta:  "Crescem as novas tecnologias e cresce a comunicação???"
Pensemos... o que é comunicação? Conceitualmente é colocar em comum, partilhar... é fenômeno predominantemente humano... é circular (troca de experiências, de vida)... eu recebo o outro e o outro me recebe... é via de "mão dupla"! Para dar sequência a resposta nos ajuda Garaudy "Nunca se falou tanto em comunicação, e ao mesmo tempo nunca  faltou tanto uma comunicação humana!" Ou seja, percebemos, que na verdade, a comunicação é rara, quase inexistente. Não é difícil perceber isso... analise: a Internet, muitas pessoas preferem a "comunicação" virtual à pessoal, trocam a convivência pela máquina (não estamos tirando a importância desse meio, apenas constatando um fato) ... os meios de massa, acabam por determinar o que é e o que não é... só o que eles abordam é real... exemplificando: um pai conta ao filho de 8 anos um determinado fato (não abordado nos telejornais), o filho diz ser mentira por não ter passado no jornal. Os meios ditam a moda, a cultura... entendamos, não podemos aceitar tudo o que querem nos vender. Precisamos assumir uma postura crítica diante dos meios!
Aproveitar os novos meios é uma coisa, deixar que eles nos "sufoquem" é outra! Então, não abra mão de uma boa convivência, comunicação é vida... interagir, conversar, encontrar... é bom demais!!! Troque experiências, não tenha medo de ir ao encontro do outro! Seja mais crítico, a mídia não tem toda a verdade!!!  Pare e pense!!! =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me roubou de mim???

Sempre temos algo para aprender...

V I V E R