Emissora Rural - 47 anos de história!

Uma vez ouvi falar que o Rádio iria acabar. Com o avanço das novas tecnologias, diziam que ele seria esquecido. Eu que, na época, não entendia muito, tão pouco ouvia rádio, achava que iria mesmo.
No entanto, para minha surpresa, fui convidada a conhecer e mais que isso, trabalhar em uma (em Roraima). Meu conceito foi mudando... e agora que estou em Petrolina, trabalhando na Emissora Rural há 2 anos, chego a uma conclusão bem diferente da que estudei um dia... o Rádio não irá acabar, na verdade ele melhora a cada dia, nele as notícias chegam em primeira mão (ela acaba ajudando os demais meios), no mundo da net temos a rádio on line e tem muita gente que não troca seu "radinho" por nenhuma televisão!
Gostaria de relatar um pouco que sei da história da Emissora Rural ...
Sua inauguração foi realizada no dia 28 de Outubro de 1962, pelo 4º Bispo de Petrolina Dom Antônio Campelo de Aragão, sendo Batizada com o nome de Fundação Emissora Rural a Voz do São Francisco, cuja missão é formar culturalmente a população do nordeste brasileiro. Muitas dificuldades Dom Campelo enfrentou principalmente na época do golpe militar, havendo muita pressão devido o Programa Educação de Base (aulas através do rádio), com professoras e monitoras espalhadas por toda a região. O programa do MEB – Movimento de Educação e Base, durou cinco anos, ensinando ao homem do interior ler e a escrever. Várias celebridade do mundo artístico utilizaram as ondas da Emissora Rural para apresentar os seus trabalhos e dentre eles destacamos: Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Caubi Peixoto, Altemar Dutra, o teatrólogo Plínio Marcos, Claudionor Germano, Nelson Ferreira, entre outros.
Muita gente cresceu ouvindo essa rádio, outros aprenderam a ler e escrever com ela, inúmeros locutores de nome na região por ela passaram, e ainda hoje é considerada escola para muitos. No sertão nordestino, muita gente não tem televisão, nem internet, mais tem o rádio. Temos muitos ouvintes fiéis, começam o dia com o rádio e só desligam quando a programação termina. Alguns tem um rádio em cada canto da casa.
Tenho aprendido muito como locutora... a Rádio tem uma mágia, as pessoas imaginam o que você fala, como você é, ela possibilita essa "viagem" para o ouvinte, não temos noção do número de pessoas que nos ouvem... por isso, aumenta nossa responsabilidade, em repassar uma mensagem que tenha um significado e que alcance pessoas muito diferentes (pobres, ricos, homens, mulheres, crianças, jovens, idosos...). É um trabalho fantástico, tem sempre alguma novidade! A todos os ouvintes um carinhoso abraço, à nossa equipe/família muito obrigada! E... a história continua, não pode parar!!!
Se quiser ouvir acesse: http://www.diocesedepetrolina.org.br/ e clique Emissora Rural !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me roubou de mim???

Sempre temos algo para aprender...

V I V E R