Uma reflexão para o fim de semana!

Certa pessoa encontrou-se com o filosofo Sócrates e lhe disse: Tenho algo a lhe dizer sobre um amigo seu.
Sócrates respondeu: Permita-me lhe propor passar pelo Filtro Triplo para aceitar seu comentário.
A pessoa disse: claro que sim, o que é esse tal de filtro triplo?
Para que tu possas ousar falar algo de alguém, mesmo que não fosse meu amigo, teria que passar por um filtro de três condições. A primeira é a VERDADE, você tem absoluta certeza de que, o que vai me falar é verdadeiro?
O camarada respondeu: não, ouvi outra pessoa falar isso sobre seu amigo.
Sócrates disse: então não tenho dever nenhum em te ouvir já que não tens a veracidade do que vais me falar, mesmo que a pessoa em questão não fosse digna de respeito. E continuou Sócrates, vou te revelar o segundo filtro para que eu pudesse te ouvir, já que a Verdade seria suficiente para não te escutar. É o filtro da BONDADE. É bom para o que tens a me dizer sobre meu amigo?
O homem respondeu: não é algo bom, é desagradável.
Retrucou Sócrates: se não é verdadeiro e muito pior, para que me interessaria saber algo que poderia estragar o meu dia, não sendo verdadeiro nem bom. Mas vou te falar sobre o terceiro filtro para que as nossas conversas não sejam vazias e nada construtivas. É o filtro da UTILIDADE, será para mim e para você algo útil, vai me servir para aumentar minha sabedoria e credito sobre meu amigo?
O homem coçou a cabeça e disse: não acho que seja útil nem para mim nem para ti.
Pois bem, disse Sócrates, a nossa conversa acaba por aqui, sabendo que, o que devemos acumular nesta vida é a Sabedoria!

Faltam verdade, bondade e utilidade, porque antes de tudo falta-nos o amor, e todas as pessoas são capazes de amar. Perdemos tempo precioso falando mal dos outros... há tanto mais a ser feito. Ao invés de perder tempo, porque não ganhá-lo fazendo e falando algo útil??
Procure fazer o bem, lutar pela justiça, promover a vida e não estragá-la... não acredite em tudo que te falam... toda moeda tem dois lados... antes de falar, reflita, conheça os dois lados da moeda! É possível, basta tentar!
A todos um ótimo fim de semana!! =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me roubou de mim???

Sempre temos algo para aprender...

V I V E R