Continuando as reflexões sobre o livro...


A vida sob o foco do desejo...
Para a filosofia: "é uma forma de tensão que direciona o ser humano para alguma finalidade"
Para a psicologia: "somos o tempo todo território dos desejos" "a duração de um desejo está diretamente relacionada à sua satisfação"

Aqui, no entanto, interessa-nos a seguinte definição...
"Desejo como realidade humana que não se opõe à felicidade e à construção da pessoa. Desejo que nos segura e nos mantém na estrada, mesmo quando nos deparamos com situações adversas. Desejo como combustível da vida!"
Se prestarmos atenção perceberemos que o desejo é o que nos move... o que nos faz querer estar ao lado de alguém, alcançar nossos sonhos. O desejo se modifica à medida que vivemos o processo natural da vida... mais sempre existe.
Relações duradouras são aquelas que o desejo sustentou...

"O outro é mistério que merece ser preservado. Por mais que eu o conheça, jamais terei o direito de dizer que já sei tudo sobre ele. Preservar o mistério é continuar conquistando, não importa o tempo 30,50,60 anos de casados."

"Não existe o ser humano ideal (sem defeitos). O que existe é o ser humano certo - que tem defeitos, qualidades e na soma de tudo, um resultado que você resolve acreditar. O outro não pode ser visto como concretização humana de nossas idealizações..."

A vida sob o foco do prazer...
Uma das principais características do mundo contemporâneo... o prazer...
"Mundo de tantas pressas... comida rápida, serviços rápidos, cápsulas 'mágicas' para emagrecer, vacinas para criar músculos, livros que prometem receitas de felicidade... Enquanto o desejo precisa de tempo para ser despertado e vivido... o prazer não... é produto rápido, poço sem fundo, círculo vicioso!"
É ou não é assim?? Vivemos o tempo das "curtições", tempo dos descartáveis, nele até mesmo as pessoas se tornam objeto de luxo, de desprezo... busca-se o corpo perfeito, para quê?... corpos perfeitos e mentes "insanas", perdoem-me a palavra... mais é isso que parece, se malha o corpo e se congela o coração e os sentimentos! Nada contra os exercícioss... o que preocupa é o que se vê! Parece que muitos esquecem de sonhar, querem ter vantagem em tudo, no trabalho, nos relacionamentos... e para alcançar o topo, pouco importa quem sairá ferido... o importante é vencer, e ter prazer em tudo que se faz! E assim seguimos escondidos em nossas máscarass!

"Somos preparados para o sonho alto, mais ainda não aprendemos a nos manter vivos quando a vida é rasa. Precisamos aprender a perder!"

"Amar não é o cultivo de perfeição, mas o contrário. É empenho de superação de limites. Amar é exercício de descobrir o que o outro tem de mais lindo, mas também de mais vergonhoso!"

Que tenhamos coragem suficiente para viver, não nesses prazeres efêmeros e passageiros... e sim num desejo constante por ser melhor, admitindo nos erros, fraquezas e também virtudes, talentos... buscando enxergar no outro alguém em processo de "feitura", exatamente como eu e você...

"O ser humano se constrói aos poucos. Cada ser humano a seu modo e tempo, vive a aventura de desvendar-se!"

E assim termino... esse livro é belíssimo, uma lição de vida... repleto de histórias e exemplos reais... se tiver um tempinho, leia... valerá a pena!!! Conhecer-se é tarefa para gente de coragem!!! Carinhoso abraço =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem me roubou de mim???

Sempre temos algo para aprender...

V I V E R